El portal de comunicación FELAFACS se publica gracias al aporte de la Fundación Konrad Adenauer de Alemania, que coopera igualmente con los programas regulares que nuestra Federación auspicia en cada una de las Asociaciones Nacionales y Facultades de Comunicación de América Latina.

Informes: 

 Visitantes: 387051



 
 
 


Linguagens e interatividade na educaçao a distancia
Leda Maria Rangearo Fiorentini / Raquel de Almeida Moraes   

DP&A

Brasil



LINGUAGENS E INTERATIVIDADE NA EDUCACAO A DISTANCIA

Leda Maria Rangearo Fiorentini
Raquel de Almeida Moraes (orgs.)

136 p.14 x 21 cmR$ 16,00ISBN: 85-7490-253-5

Nas três últimas décadas, o rádio, a televisão, o vídeo e a internet emergiram como recursos importantes para a realização da educação a distância e induziram a criação de linguagens próprias e de novos procedimentos diferentes daqueles da sala de aula tradicional.
Tais recursos têm contribuído para a multiplicação das iniciativas em educação a distância, o que faz surgir questões sobre os novos usos dos meios de comunicação, das linguagens e dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, induzem a busca de respostas sobre os novos modos que podem ser empregados, diferentes daqueles tradicionalmente usados na educação presencial.

Nem todas as potencialidades oferecidas pelos recursos tecnológicos e de linguagem estão totalmente compreendidas e incorporadas aos projetos que ora proliferam.
Diante da multiplicidade de meios, materiais e linguagens que se renovam a cada dia sob o impacto das tecnologias da comunicação e informação, impõem-se também redefinições e reconfigurações na relação de aprendizagem. Portanto, interpretar seus usos para torná-los eficazes no processo educacional é tarefa que muitos professores e pesquisadores têm realizado, como o fazem as autoras deste livro ao sistematizarem suas investigações, análises e conclusões sobre esse tema amplo.

Associada aos recursos tecnológicos, a interatividade aparece como fator de importância definitiva na educação a distância, pois determina, de modo fundamental, o uso que se faz dos meios de comunicação, as novas relações entre os atores do processo de aprendizagem que se estabelecem no plano da linguagem e na produção do material didático. Muito da riqueza e do sucesso das iniciativas em educação a distância depende desses fatores associados.

Linguagens e interatividade na educação a distância dedica-se a compreender como a interatividade contribui para definir as concepções dos textos didáticos escritos, do hipertexto e dos programas de televisão e vídeo de modo a empregá-los em seus limites mais satisfatórios.
Profissionais que trabalham com as tecnologias educacionais, ou seja, professores, orientadores acadêmicos, gestores educacionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, beneficiam-se da leitura deste livro para as práticas educacionais em seu cotidiano.

DP&A editora
Elizabeth Rondelli - Coordenadora da Coleção EaD
(21) 2232-1768
www.dpa.com.br

 

...... Si desea registrar en nuestra web un libro de comunicaciones 

 


 

   Especialidad:

 

Noticias

Actividades